AVAL. DA INCL. DE PRECURS.DE METIONINA

 Avaliar o desempenho produtivo de bovinos de corte, em regime de confinamento, alimentados com dietas de diferentes balanceamentos de proteína metabolizável e proteína degradável no rúmen com e sem precursores de metionina. MATERIAIS E MÉTODOS
Cento e vinte e oito animais da raça Nelore, macho, não castrados, peso inicial de 300 kg (10@), serão alojados em um confinamento experimental da Escola de Veterinária da UFG (CBC-UFG), em 16 baias de 77 m2, sendo 8 animais/baia, com uma área de 9,63m2/animal.
Os tratamentos serão dois fatores, sendo um as diferenças no balanço de proteína degradável no rúmen (PDR) e de proteína metabolizável (PM) e o outro, a adição ou não de precursores de metionina. Essas dietas foram balanceadas utilizando o National Research Council Beef Cattle, Nível-1 (NRC -1996) Os tratamentos serão: T1- dieta com 383 g/d de balanço de PDR e -180 g/d de balanço de PM. T2 - dieta com 616 g/d de balanço de PDR e zero g/d de balanço de PM. T3- dieta com 383 g/d de balanço de PDR e -180 g/d de balanço de PM mais precursor de metionina. T4 - dieta com 616 g/d de balanço de PDR e zero g/d de balanço de PM mais precursor de metionina. 
Durante o confinamento, os animais serão alimentados à vontade duas vezes ao dia, uma pela manhã (8h) e outra pela tarde (17h), utilizando um vagão de mistura total. O consumo voluntário da dieta será registrado diariamente, através da pesagem da quantidade de alimento oferecido e das sobras de alimento do dia anterior. A oferta de alimento estipulada será 10% acima do consumo voluntário, sendo regulada de acordo com o consumo do dia anterior.
Serão coletadas amostras representativas dos componentes da dieta alimentar (concentrado e volumoso) no início da adaptação e semanalmente durante o período experimental, sendo pré-secadas em estufa de ar forçado a 55°C por 72 horas para determinação do teor de matéria parcialmente seca, e posteriormente moídas em moinho tipo “Willey” com peneira de malha de um milímetro. Nestas, serão determinados os teores de matéria seca (MS) e matéria orgânica, de proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), extrativos não nitrogenados (ENN) e cinzas segundo AOAC (1984); digestibilidade “in vitro” da matéria orgânica segundo Tilley & Terry (1963); teores de fibra em detergente neutro (FDN), corrigida para cinzas e amido, e de fibra em detergente ácido (FDA) segundo Van Soest & Wine (1967).
As pesagens serão realizadas no início do experimento e em intervalos de 21 dias, após jejum de sólidos de 12 horas, totalizando 84 dias de experimento. 
Os dados de desempenho coletados nesse período serão: consumo de matéria seca, ganho em peso diário, conversão alimentar e eficiência alimentar. 
Os dados serão avaliados utilizando o programa Proc Mix do pacote estatístico SAS (1997).